quinta-feira, 15 de novembro de 2018

GR da Bahia é ouro na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude



O segundo dia de provas da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude foi de conquistas importantes para a ginástica rítmica da Bahia: a atleta Alana Barbosa (faixa etária 15 a 17 anos) conquistou duas medalhas de ouro – individual geral e por equipes – e as ginastas Júlia Gois e Amanda Reis (12 a 14 anos) conquistaram a medalha de prata na apresentação por equipe.

 Além da GR, a atleta de natação Ana Raquel voltou ao podium na tarde de quarta-feira para receber medalha de bronze por sua conquista no terceiro lugar da prova de 100 metros peito. Estreante numa etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, Ana já havia conquistado no primeiro dia de competição a medalha de prata na prova 50 metros livre. 

Com esses resultados, os dois dias de competição já somam para a Bahia sete medalhas: duas de ouro, duas de prata e três de bronze, sendo todas conquistadas pelas modalidades de natação e ginástica rítmica. As três atletas baianas de GR podem subir ao podium mais uma vez nesta quinta-feira, 15, terceiro dia de provas, quando disputam, no período da tarde, provas finais individuais com aparelhos maças, bola e arco. Atletas de natação também podem aumentar o ranking de medalhas para a Bahia em provas que disputam até o final da tarde de hoje. 

Terceira vez a participar de uma etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, Alana inaugurou sua presença no podium de maneira expressiva, conquistando a medalha individual geral (aparelhos maças e arco) e ainda a medalha de ouro por equipes, sagrando-se campeã geral dos Jogos Escolares da Juventude na sua faixa etária. Aluna do Colégio Bom Pastor, Alana recentemente também conquistou medalha de bronze no aparelho bola em prova disputada no Campeonato Brasileiro de GR, realizado na Bahia, no município de Lauro de Freitas, com apoio do Governo do Estado. 

"A conquista das medalhas tanto nas categorias infantil e juvenil é de extrema importância para a GR baiana e para as famílias. Estamos todas muito felizes. Não foi fácil, não é fácil, mas o resultado é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo no estado. A GR tem crescido em todo o país, mas nossas atletas conseguiram se destacar e estão hoje entre as melhores do Brasil, colocando nosso estado em lugar destacado. Isso é importante para as ginastas, é importante para mim como treinadora e também para nosso estado”, diz a técnica Joseane Maria Coelho.

Outras modalidades – Atletas baianos de mais outras três modalidades se encontram também em Natal, sede nacional dos Jogos Escolares da Juventude – vôlei de praia, xadrez e tênis de mesa. Ao todo, são 30 estudantes atletas de cinco modalidades individuais esportivas. Na sexta, 16, esse grupo retorna à Bahia, sendo substituído por atletas das modalidades de atletismo e badminton, que disputarão provas de 17 a 20/11. O terceiro e último grupo de atletas, formado pelas modalidades de judô e luta olímpica, chega a Natal no dia 21, disputado provas até dia 25/11. 

 Nesta etapa nacional do JEJ, a Bahia não será representada em jogos das modalidades coletivas, já que não houve classificação de equipes baianas na etapa regional realizada também em Natal no mês de setembro último. 

Somando os três grupos, a Bahia tem uma delegação de atletas que soma 134 estudantes de escolas públicas e privadas. Além da capital do estado, há atletas de escolas dos municípios de Itacaré, Juazeiro, Jaguarari, Vitória da Conquista, Campo Formoso, Manoel Vitorino, Jequié, Coité, Xique-Xique, além de Simões Filho, Camaçari, Mata de São João e Madre de Deus. Soma-se a esses números, a equipe técnica (professores, técnicos, fisioterapeuta e jornalista) e de oficiais da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia, autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, responsável pelo traslado de ida e volta de toda a delegação. 

Organizados pelo COB desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude são a principal competição estudantil do país. A edição nacional em Natal reúne mais de 5 mil atletas de 2.136 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, mais uma delegação do Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos.  

Atletas da Bahia que já conquistaram medalha por modalidade no JEJ/2018: 

Ginástica Rítmica  

Alana Barbosa – 02 medalhas de ouro (individual geral - arco e bola - e por equipes; Amanda Reis e Júlia Gois – 01 prata na prova por equipes; 

 Natação 

Ana Raquel – 01 prata (prova 50 metros livre) e 01 bronze (prova 100 metros peito); Enzo Brandão – 01 prata (prova 200 medley); 
 Yan Sotero – 01 bronze (prova 50 metros livre) 



Ascom Sudesb - Natal, 
15/11/2018. 
Hilda Fausto – DRT 1748

Nenhum comentário:

Postar um comentário