quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Duas de prata e uma de bronze foram as medalhas asseguradas para a Bahia no primeiro dia da competição dos Jogos Escolares da Juventude




A Bahia conquistou três medalhas em provas de natação no primeiro dia de competição da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A primeira, de bronze, foi assegurada na parte da manhã, quando aconteceram as provas dos atletas com idade entre 12 e 14 anos: Yan Sotero, que participa pela segunda vez de uma edição dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), assegurou o terceiro lugar na prova de 50 metros livre, inaugurando sua presença em pódium do JEJ. À tarde, quando aconteceram as provas da faixa etária de 15 a 17 anos, foi a vez de os atletas Ana Raquel e Enzo Brandão garantirem medalhas de prata: Ana, estreante em uma edição nacional do JEJ, garantiu o segundo lugar na prova 50m livre, e Enzo levou a prata na prova 200 medley.

O vôlei de praia masculino, vice-campeão da edição do ano passado pela segunda divisão, também fez bonito no primeiro dia da competição: a dupla masculina Cleiton Diego e Fernando Fernandes, que este ano disputa jogos na primeira divisão, ganhou de 2 sets a 0 de Minas Gerais e perdeu por este mesmo placar da Paraíba. Com esses resultados, a dupla avança para as quartas de final, em partidas marcadas para amanhã de manhã. Os dois jovens são alunos do Colégio Edvaldo Brandão, situado em Cajazeiras, Salvador.

Já as meninas, que jogam na segunda divisão, não tiveram a mesma sorte, perdendo as duas partidas disputadas hoje: a dupla do Rio Grande do Sul ganhou de 2 a 0 e o resultado do segundo jogo ficou em 2 a 1 para dupla do Amazonas. As atletas baianas Beatriz Bulcão e Ana Luiza, ambas do Colégio Integral, Salvador, também voltam às quadras de areia amanhã de manhã, mas já sem chance de disputar finais. 

Também os atletas de xadrez tiveram bom desempenho: Laura Manuella venceu o Maranhão e Guilherme Cardoso empatou com o Pará. Amanhã, quarta-feira, 14, eles retornam para mais uma rodada: Laura enfrenta o Maranhão e Guilherme joga contra atleta de Tocantins. Ambos xadrezistas baianos são de Juazeiro, alunos do Colégio Objetivo. O grupo ainda conta com os atletas de xadrez Lucca Barros, do Colégio Militar de Salvador, e Marina Silva da Escola Nathalia Vinhaes, de Salvador. 

Na ginástica rítmica, destaque para Alana Barbosa, que assumiu o primeiro lugar na prova de maças. Amanhã, Alana, que é do Colégio Bom Pastor (Salvador), volta ao tablado na parte da tarde para apresentação com arco, seu segundo aparelho na competição. 
O primeiro grupo de atletas da Bahia, que desde essa segunda-feira, 12, já se encontra em Natal/RN para disputar provas individuais também de tênis de mesa, ginástica rítmica e xadrez, é formada por 30 atletas de Salvador e também do interior do estado, como Juazeiro e os municípios metropolitanos de Camaçari e Lauro de Freitas.

Eles disputam provas até quinta-feira, 15. Na sexta, 16, chega o segundo grupo de jovens esportistas baianos, com atletas de badminton e atletismo. Já o terceiro e último grupo da Bahia – judô e luta olímpica – chega à capital potiguar no dia 21 de novembro. Além dos municípios já citados, os três grupos reúnem atletas também de Itacaré, Jaguarari, Vitória da Conquista, Campo Formoso, Manoel Vitorino, Jequié, Coité, Xique-Xique, além de Simões Filho, Mata de São João e Madre de Deus.

Apoio – Toda a delegação baiana, que em sua totalidade soma pouco mais de 130 pessoas – atletas, técnicos, fisioterapeuta, jornalista e oficiais – viaja com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Organizados pelo COB desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude são a principal competição estudantil do país. A edição nacional de Natal, que só termina no dia 26 de novembro, reúne mais de 5 mil atletas de 2.136 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, mais uma delegação do Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário