sábado, 17 de novembro de 2018

Baianos de atletismo e badminton disputam medalhas nos jogos Escolares da Juventude






Os alunos-atletas de atletismo e badminton da Bahia já estão na cidade de Natal (RN), para participar da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, das modalidades individuais, na faixa-etária de 12 a 17 anos. As provas iniciam na manhã deste sábado, 17, e seguem até terça-feira, 20, com participação de atletas de todo o Brasil.

A programação do quinto dia dos Jogos é marcada pelo fim do primeiro bloco de competições, que reuniram estudantes de cinco modalidades. Este segundo grupo que desembarca em terra potiguar, está composto por 41 alunos-atletas e mais nove pessoas entre técnicos, oficiais e profissionais como fisioterapeuta e jornalista. O grupo viaja a Natal com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

Atleta como Évila Michele, 14 anos, de Itacaré/Taboquinhas, que subiu ao pódio na prova dos 1000m rasos, no atletismo, em 2017, é uma das favoritas na conquista de mais uma medalha para Bahia. 
Os atletas e técnicos das demais modalidades individuais - judô e luta olímpica - virão a Natal em mais uma viagem programada para o dia 21 de novembro, de acordo com cronograma oficial dos jogos, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Medalhas – Dez medalhas: 2 de ouro, 6 de prata e 2 de bronze é o saldo parcial da participação baiana na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Todas elas conquistadas pela ginástica rítmica (seis medalhas) e natação (quatro). Além dessas duas modalidades, outras três realizaram provas nestes primeiros dias da etapa nacional: tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia. Esse primeiro grupo retornou para Bahia na manhã de sexta (16). 

Na GR, o destaque foi a atleta Alana Barbosa (15 a 17 anos), que trouxe para casa quatro medalhas (duas de ouro e duas de prata). Estudante do Colégio Bom Pastor, Salvador, essa é a terceira vez que a estudante representa a Bahia numa edição nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

Em Natal, Alana conquistou o ouro na categoria individual geral – obteve maiores notas nas provas de aparelho maças (11.050) e arco (11.050). No início deste mês de novembro, a ginasta baiana também conseguiu medalha de bronze no aparelho bola em prova disputada pelo Campeonato Brasileiro de GR, realizado na Bahia, no município de Lauro de Freitas, com apoio do Governo do Estado. 

Organizados pelo COB desde 2005, os Jogos Escolares da Juventude são a principal competição estudantil do país. A edição nacional em Natal reúne mais de 5 mil atletas de 2.136 escolas públicas e privadas de todo o Brasil, mais uma delegação do Japão, sede dos próximos Jogos Olímpicos. A competição seguem em Natal até dia 26 de novembro, com provas de outras modalidades individuais e coletivas.

Atletas da Bahia que já conquistaram medalhas por modalidade no JEJ/2018 (fase de 12 a 16/11):


Ginástica Rítmica
Alana Barbosa – 02 medalhas de ouro (individual geral/arco e bola - e por equipes + 02 prata (individual aparelhos arco e maças); 
Amanda Reis – 01 prata na prova por equipes;
Júlia Gois – 01 prata na prova por equipes;

Natação
Ana Raquel – 01 prata (prova 50 metros livre) e 01 bronze (prova 100 metros peito);
Enzo Brandão – 01 prata (prova 200 medley);
Yan Sotero – 01 bronze (prova 50 metros livre)

Ascom Sudesb -
Marcus Carneiro e Hilda Fausto - Natal, 17/11/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário