domingo, 15 de novembro de 2015

Bahia conquista sete medalhas na primeira etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude 15 a 17 anos

Uma medalha de Ouro, duas de Prata, quatro de Bronze e uma quebra de recorde na natação. Este é o saldo da participação dos atletas da Bahia na etapa das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude – 15 a 17 anos, encerrada neste domingo, 15, em Londrina e também em Maringá, cidades do estado do Paraná.
Natação foi a modalidade com maior número de vitórias e Cauã Vinícius Santos Oliveira, que já foi beneficiado pelo programa estadual Bolsa Esporte, foi o atleta que mais ganhou medalhas, um total de quatro: uma de Ouro, conquistada na prova 50 m livre; uma de Prata na prova dos 50 m borboleta e duas de bronze, asseguradas na prova dos 100 metros livre e na de revezamento 4 X 50m livre (além dele, subiram ao podium para essa premiação os atletas Enzo Esteves – que conta com o apoio da lei de incentivo estadual Faz Atleta –, Samuel Huhtala e Windson Carlos Pinório. Aluno do Colégio Integral, em Salvador, Cauã também teve o mérito de ser o mais novo recordista dos Jogos Escolares (15 a 17 anos) da prova em que foi Ouro: com  a marca de 23s41, ele superou o recorde até então vigente de 25s71, conquistado em 2009 por atleta do Distrito Federal.
Ainda na natação, Windson Carlos Pinório conquistou medalha de Bronze na prova dos 1500 m livre. Os sete meninos e sete meninas que representaram a natação da Bahia nesta etapa nacional também disputaram várias finais de diferentes provas da modalidade.
Bronze no atletismo – No terceiro e último dia de provas individuais dos Jogos Escolares, o atletismo juvenil da Bahia também vibrou em Maringá, sede das provas desse esporte, com a conquista da medalha de Bronze assegurada por Railane Batista da Silva na prova de 3.000 metros rasos. Com 15 anos, Railane é aluna da Escola Municipal de Produção, em Jaguarari, e aluna da Escolinha de Esporte do Flamengo, projeto desenvolvido naquele município por Antônio Ferreira Bonfim Filho, mais conhecido como Ferreirinha.
Radiante com a conquista, o técnico e professor Ferreirinha afirmou “que ganhar medalha foi um sonho ousado concretizado em Fortaleza e que agora se repete em Maringá!”. A referência à capital do Ceará diz respeito à conquista da também medalha de Bronze pelo atleta Alessandro da Silva Souza, que garantiu o terceiro lugar na prova dos 1000 m rasos durante a etapa dos Jogos Escolares da Juventude para a faixa etária de 12 a 14 anos, que aconteceu em Fortaleza de 3 a 12 de setembro último.
O judô também marcou sua presença na edição de 2015 dos Jogos Escolares da Juventude: Willian Santos de Jesus conquistou medalha de prata na categoria pesado, numa disputa em que foi superior ao judoca paulista Lucas Lima. Assim como a natação, judocas baianos também disputaram provas finais em algumas categorias.
Delegação baiana – Nos individuais de 15 a 17 anos, a Bahia esteve representada por 65 atletas, assim distribuídos: atletismo - 22; natação - 14; judô - 12; cinco luta olímpica (pela primeira vez com participação de baianos com 15 a 17 anos); tênis de mesa e vôlei de praia - 4 cada um; xadrez – 2; ciclismo e ginástica rítmica  - 1 cada. Eles viajaram ao Paraná com passagens aéreas e uniformes cedidos pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Além dos atletas, a Sudesb levou aos Jogos Escolares 12 técnicos das nove modalidades esportivas disputadas, o fisioterapeuta Jandiro Almeida e mais seis técnicos da Sudesb. A delegação baiana para a etapa dos jogos individuais teve como chefe Álvaro de Oliveira, assessor da superintendência.     
Coletivos – A partir desta segunda-feira, 16, começam a chegar a Londrina atletas de 15 a 17 anos que irão disputar as modalidades coletivas, que acontecem de 17 a 21 de novembro. Nesta etapa, 70 atletas representam a Bahia nas modalidades basquetebol (masculino e feminino), futsal (M/F); handebol (M/F) e voleibol (M). Todos viajam para a etapa nacional com apoio também da Sudesb.
Os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil. A competição,  de abrangência nacional – nesta edição de 2015 apenas o estado de Roraima não esteve representado – reúne milhares de alunos-atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. São organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, os Jogos Escolares da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário