sábado, 14 de novembro de 2015

Natação da Bahia conquista duas medalhas de bronze no segundo dia dos Jogos Escolares da Juventude

Duas medalhas de bronze foram conquistadas pela natação da Bahia neste sábado (14), segundo e penúltimo dia dos Jogos Escolares da Juventude – Individuais 15 a 17 anos – que tem Londrina como cidade sede na edição de 2015. Cauã Vinícius Santos Oliveira conquistou o terceiro lugar na prova dos 100 metros livre, enquanto Windson Carlos Pionório Teixeira Filho assegurou a medalha de bronze na prova dos 1500 metros livre.
Com o resultado de hoje, os atletas  da Bahia já asseguraram cinco medalhas para a Bahia: uma de ouro e três de bronze para a natação e uma de prata para o judô. Pela natação, Cauã e Windson já tinham subido ao pódio na sexta-feira, primeiro dia da competição, tendo Cauã ocupado o lugar mais alto com um feito histórico: com a marca de 23s41, é o mais novo recordista dos Jogos Escolares da Juventude na prova dos 50 m livre.
Atletismo – Neste segundo dia de prova, o atletismo da Bahia também mostrou sua força, com Lucas Natan Santos Silva, 17 anos, conseguindo a quarta posição na prova Octatlo – que reúne as provas de 100 m rasos; 110 m sobre barreira; 400 m rasos; 1000 m rasos; lançamento de dardo; salto em altura; salto em distância e arremesso de peso. Aluno do 1ano do Colégio Estadual Walter Brandão, em Jaguarari, essa foi a primeira vez que Natan disputou esse tipo de prova nos Jogos Escolares da Juventude.
“Numa competição como a dos Jogos Escolares, que reúne atletas de todo o país com bom nível técnico, estrear numa prova tão puxada quanto a Octatlo considero uma ousadia. Por isso, esse resultado é espetacular. Há muitos anos, a Bahia não tinha representante nesta prova nos Jogos Escolares da Juventude. As pessoas geralmente gostam muito de ver medalhas, mas o resultado dele merece muitos aplausos”, destacou Antônio Ferreira Bonfim Filho, mais conhecido como Ferreirinha, técnico e diretor do Instituto Internacional do Esporte, Atenção e Formação, conhecido no município e região como Escolinha de Esporte do Flamengo. Nesse projeto, desenvolvido no município de Jaguarari há mais de 10 anos, Ferreirinha atende mais de 130 meninos e meninas na prática do atletismo.
Xadrez – O xadrez baiano, representado nestes Jogos da Juventude por Luís Eduardo Oliveira de Sousa, estudante do Colégio Estadual Rui Barbosa, de Mutuípe, e Nicolle Pereira Melo, do Colégio Militar de Salvador, também seguem na disputa. Neste domingo (15), eles voltam a jogar pela definição dos finalistas e vencedores.
Das nove modalidades esportivas que estão em disputa nos Jogos Escolares da Juventude, o vôlei de praia, luta olímpica e ginástica rítmica não terão mais atletas baianos nas provas que acontecem neste domingo, último dia da competição. As demais – natação, judô, xadrez, atletismo, tênis de mesa, ciclismo seguem com presença dos jovens atletas da Bahia.  Nesta edição do JEJ, as provas do atletismo estão sendo disputadas em Maringá, distante 96 Km de Londrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário