
Consolidado como o maior celeiro de atletas olímpicos do Brasil, os Jogos Escolares ultrapassam os limites das quadras, pistas, tatames e piscinas, levando cultura, educação e, sobretudo, cidadania a mais de 3.800 jovens de todo país. O evento - realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) – aconteceu de 3 a 12 setembro, nas modalidades de atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez. Da Bahia, 152 pessoas, entre alunos-atletas, técnicos e dirigentes da Sudesb, viajaram para o Ceará em busca de ascensão no esporte.
Jogos - no último dia de competição, o futsal manteve o favoritismo e venceu, de virada, o time de Alagoas, por 6 a 5. Dono da melhor campanha da competição, os meninos não tiveram vida fácil na partida, sendo decidida apenas no minuto final do segundo tempo. Para o artilheiro da equipe, com 14 gols, Jeferson Douglas, a conquista coroou o a dedicação. “Estamos muito felizes com o título. Graças a Deus pude fazer muitos gols e ajudar nossa equipe”, disse. Além do ouro, o futsal também conquistou o acesso à segunda divisão da competição.

A próxima edição do evento, para atletas de 15 a 17 anos, será realizada na cidade de Londrina, Paraná, entre os dias 12 e 21 de novembro. Tanto nessa etapa, quanto na próxima, a participação baiana no evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Ao fazer um balanço da participação da Bahia nos Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza, Álvaro Gonçalves, assessor chefe da Sudesb e chefe da delegação baiana, disse que os resultados foram satisfatórios. “A Bahia obteve o mais expressivo resultado dos últimos anos. Foi realmente uma jornada vitoriosa com a obtenção de 11 medalhas no total”, conclui o dirigente.
Recepção calorosa - o desembarque da delegação baiana em Salvador foi bastante agitado. Os estudantes foram recebidos por familiares no saguão do aeroporto internacional de Salvador com muitos aplausos e abraços. Para a pedagoga Diana Melo, mãe de Pedro Melo, atleta de basquete, o esporte é fundamental para educação e inclusão. “O esporte é parte do processo de educação. Ele estando envolvido no esporte que proporciona conhecer novos lugares, pessoas, além de aprender com as vitórias e com as derrotas, é sensacional” disse.
Acompanhe fotos dos Jogos Escolares no Flickr da Sudesb:
www.flickr.com/photos/sudesb/albums
Nenhum comentário:
Postar um comentário