terça-feira, 21 de novembro de 2017

Nova geração invade quadra nos Jogos Escolares da Juventude

Foto:Dayse Faleta

Com o encerramento da participação das modalidades individuais, entram em cena os jogos coletivos. Os 84 atletas das modalidades de handebol, basquetebol, voleibol e futsal – masculino e feminino – disputam os jogos até sábado próximo, dia 25 de novembro. Muitos dos estudantes atletas de 15 a 17 anos, estão participando pela primeira vez.

O atleta de basquete, Thyganá Almeida, 15 anos, estudante do colégio Salesiano, de Salvador, é um dos muitos jovens que participam pela primeira vez dos Jogos Escolares da Juventude, que estão sendo disputados este ano, em Brasília (DF). Nesta terça-feira, 21, Thyganá estreou na competição contra a equipe de Goiás, e venceu por 57 a 53.

Com o sonho de conquistar a primeira medalha e levar a equipe para ascender à segunda divisão do torneio nacional, Thyganá tenta repetir o sucesso de seu pai, Jandiro Almeida, bicampeão brasileiro master e treinador da seleção baiana juvenil, em 2005.
Foto: Dayse Faleta
Jandiro, que já participou dos jogos estudantis como atleta, hoje atua como fisioterapeuta da delegação baiana. Na primeira partida de Thyganá, o pai não conseguiu conter a emoção de acompanhar o filho de perto, atuando na mesma modalidade esportiva que fez sucesso. “Bastante gratificante. Não pelo basquete em si, mas por ele estar envolvido nesse processo do esporte. Por ter sido o primeiro dia, foi bem angustiante acompanhar o jogo assim tão de perto, ainda estou tomado pela emoção”, disse.

Filho de peixe, peixinho é – Thyganá, que espera seguir os passos do pai, tem aproveitado bem as dicas que tem recebido nos treinamentos e na beira da quadra. Ele garante que o incentivo só faz ajudar durante a partida. “Para mim, os jogos têm um significado muito grande. Principalmente pela minha família que veio torcer por mim e por meus companheiros. O incentivo deles fora da quadra foi e será fundamental na sequência dos jogos”, disse.

Na quadra, jogando como ala, mesma posição em que seu pai jogou, Thyganá mostrou habilidade, disposição e muita confiança. “É bom ter um pai que já brilhou no mesmo esporte que escolhi jogar. Pretendo seguir a mesma carreira”, revelou o aluno/atleta.
 
Com potencial de revelar talentos, os Jogos Escolares da Juventude são o maior evento estudantil esportivo do Brasil e hoje é tida como referência internacional. A competição, de abrangência nacional, reúne milhares de alunos/atletas de instituições de ensino públicas e privadas de todo o país. A delegação baiana viajou em voo charter, contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Além de garantir o deslocamento, a Sudesb também oferece uniformes aos atletas, técnicos e dirigentes.

Foto:Dayse Faleta

Jogos – Para representar a Bahia na etapa nacional, as equipes tiveram que disputar e vencer os confrontos das seletivas municipais e estaduais – reunindo equipes da capital e do interior baiano –, promovidas pela Sudesb.

Nesta fase dos Jogos Escolares, as equipes de cada canto do país são divididas em três divisões, de acordo com a colocação do estado na edição anterior do evento. Ao final do torneio, as duas melhores equipes da segunda e da terceira divisão conseguem o acesso do estado para a divisão superior no evento do ano que vem. Os dois estados com pior desempenho tanto na primeira quanto na segunda divisão são rebaixados. Nesta faixa-etária, as equipes baianas disputam a terceira divisão.

A Bahia está sendo representada da seguinte forma: handebol feminino (Colégio Estadual Democrático/Teixeira de Freitas), e o masculino (Colégio São José/SSA). O futsal, masculino e feminino; basquete e vôlei feminino, todos representados pelo Colégio Integral/SSA. Basquete e vôlei masculino, representados pelos Colégios Salesiano e Módulo, respectivamente.

Resultados dos jogos desta terça-feira (21)

Handebol
Bahia 17 x 25 Amazonas (M)
Bahia 18 x 14 Tocantins (F)
Vôlei
Bahia 0 x 2 Sergipe (M)
Bahia 0 x 2 Goiás (F)
Basquete
Bahia 57 x 53 Goiás (M)
Bahia 42 x 35 Rio Grande do Norte (F)
Futsal
Bahia 7 x 3 Tocantins (M)
O futsal feminino estreia nesta quarta-feira (22)

Para mais fotos: http://bit.ly/2iE64hG
Veja, também, cobertura por meio das redes sociais da Sudesb:
Instagram: @Sudesb // Facebook: @sudesb // Twitter: @sudesb


Ascom Sudesb
Marcus Carneiro
20.11.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário