sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Estudantes fazem contagem regressiva para viagem a João Pessoa

Participar da maior competição estudantil do país, ficar fora de casa por muitos dias, viajar de avião e conhecer outro estado além da Bahia. Essas são algumas das várias experiências que muitos dos 135 atletas estudantes baianos irão vivenciar pela primeira vez entre 10 e 19 de novembro, em João Pessoa, Paraíba, quando representam o estado na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

A enorme ansiedade e expectativa vividas por esses jovens puderam ser sentidas na noite desta quinta-feira, 3, quando a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e responsável por levar a delegação estudantil à capital paraibana, promoveu a reunião para esclarecer aos atletas, pais e técnicos envolvidos com os jogos detalhes da viagem e da competição.

A primeira turma a embarcar na madrugada do dia 10, em voo charter contratado pela Sudesb, é composta pelos 56 atletas que irão disputar os jogos das modalidades individuais de atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez e vôlei de praia (11 a 13). O segundo grupo, formado por 79 das modalidades coletivas de basquete, futsal, vôlei e handebol, masculino e feminino, (15 a 19), viajam também em voo charter na madrugada do dia 14.

Participando pela primeira vez da etapa nacional, Felipe Santos de Brito, 17 anos, aluno do 2º ano do Colégio Estadual Anfrísia Santiago, conseguiu, além de uma vaga para as provas de atletismo de 100m e revezamento, convencer a mãe Ana Cláudia a autorizar sua viagem. “Há três anos, minha mãe não permitiu que eu viajasse por medo deste distanciamento. Mas agora consegui convencê-la e estou ansioso para chegar logo o dia da viagem. Estou treinando bastante e tenho expectativa de subir ao podium”, afirmou Felipe.

Acompanhando o filho na reunião, Ana Claudia disse estar ainda mais tranquila depois dos esclarecimentos feitos pela Sudesb e conhecer as pessoas responsáveis pela viagem da delegação. “O desejo de Felipe querer competir falou mais alto. Quero estimular, pois vejo como a prática do esporte melhorou a alimentação, a saúde e os estudos do meu filho. Saio hoje daqui ainda mais tranquila com essa viagem”, disse Ana Claudia, auxiliar de limpeza.

Outro atleta ansioso pela viagem é o judoca João França, 17 anos, estudante do 3º ano do Colégio Estadual Thales de Azevedo. A sua luta para participar da competição é antiga. “Há cinco anos, tento participar das seletivas estaduais, mas vários fatores pessoais impediram a minha inscrição. Finalmente, agora garanti uma vaga e estou pronto para a viagem e para competição”, avisa João, contando, ainda, o susto que levou há um mês da seletiva estadual quando fraturou o punho esquerdo. “Disputei a seletiva estadual, em julho, ainda fazendo fisioterapia, e felizmente consegui me classificar para a etapa nacional. Treino todo dia e quero conquistar o primeiro lugar na minha prova”, afirma o estudante.

Ariandne de Lima Melo, 15 anos, estudante da Escola municipal Elysio Athaide, no mesmo bairro de Cajazeiras, bairro onde mora. A atleta vai disputar os Jogos Escolares da Juventude pela primeira vez. Para ela, o torneio será a realização de um sonho. “Estou muito feliz. Primeiro porque eu consegui a vaga graças a desistência de uma das meninas. A gente disputou a seletiva, mas perdi com uma pontuação apertada. Agora, vou lutar e honrar essa oportunidade, quem sabe, de ouro”, disse a estudante.

Presente à reunião, o diretor e geral da Sudesb, Elias Dourado, falou que, num ano olímpico, os jogos ganham um significado ainda maior. “Trata-se de um momento especial na vida desses estudantes, uma oportunidade real de serem os futuros atletas a disputarem uma Olimpíada”, afirmou o diretor, lembrando que muitos atletas olímpicos saíram dos jogos escolares. Ele também destacou a importância do esporte como fator de ampliação da cidadania, além de ser um item importante na “valorização da Educação e do aprendizado dos jovens”, observou Dourado.

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude é organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e Rede Globo. Além de promover a integração por meio do esporte, o objetivo principal dos Jogos Escolares é contribuir para a inclusão social dos jovens através do esporte, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário