quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Sudesb cuida dos últimos detalhes para garantir sucesso à viagem de atletas baianos a João Pessoa

Já está tudo quase pronto para a viagem da delegação de atletas a João Pessoa/Paraíba que irão representar a Bahia de 20 a 29 de setembro, na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, faixa etária de 12 a 14 anos. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), responsável pelo grupo, cuida dos últimos detalhes para garantir o sucesso da participação dos estudantes baianos neste grande encontro esportivo nacional.

Na noite de ontem (quarta-feira, 14), foi realizada a última reunião preparatória da viagem com pais, atletas e comissão técnica, com esclarecimentos de itens como embarque, hospedagem, entrega de uniformes oficiais e participação dos estudantes nos Jogos, cuja abertura acontece a partir das 18h de terça-feira, 20 de setembro. Nesta edição, uma das grandes novidades é a contratação de voos charters para levar toda a delegação baiana, com grupos embarcando em dias diferentes: atletas das modalidades individuais viajam nas primeiras horas do dia 20 (terça-feira) e os que disputam modalidades coletivas dia 24 (sábado).

“Podemos dizer que este ano temos de fato uma delegação baiana embarcando para os Jogos Escolares da Juventude. Com esse voo fretado, garantimos economia para o estado e também a possibilidade de atletas, comissão técnica e de oficiais viajarem no mesmo horário e numa mesma aeronave. Isso representa um ganho importante para nós e também para os atletas, pois o voo até João Pessoa será direto e feito com mais conforto e em pouco mais de uma hora”, destacou o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, ao falar para os pais e atletas.

A contratação do voo também possibilitou à Sudesb a abertura de vagas na aeronave para 34 pais de atletas (sendo 20 no voo que leva atletas dos jogos individuais e 14 no voo das modalidades coletivas). Segundo Paulo César Vieira Lima, coordenador de Apoio ao Esporte da Sudesb, o compromisso da autarquia com o grupo de pais “está restrito ao deslocamento de ida e volta de João Pessoa. Hospedagem, alimentação e traslado na capital paraibana ficarão por conta de cada um”, enfatiza o coordenador.

Conquistas – Ele também destaca como conquistas importantes para essa edição a mudança do leiaute do uniforme (em função do clima paraibano, os atletas irão com bermudas); contratação de serviços fotográficos em João Pessoa, garantindo melhor cobertura da participação dos estudantes baianos. “Também estamos levando, pela primeira vez, atletas para a disputa em badminton, com uma equipe de quatro estudantes (dois meninos e duas meninas)”, destaca Paulo César.

“Acrescenta-se a esses avanços, o fato de a Bahia cumprir todo o regulamento dos Jogos Escolares da Juventude, organizado e supervisionado pelo Comitê Olímpico Brasileiro. É importante ressaltar que teve estado de grande porte que ficou de fora exatamente por não cumprir as regras estabelecidas pelo COB”, observa Paulo César. 

Modalidades – Além de badminton, na etapa nacional deste ano a Bahia estará representada nos jogos individuais (20 a 24 de setembro) no atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, luta olímpica, ginástica rítmica e ciclismo, estes dois últimos são os únicos a ter apenas atletas do sexo feminino. Já nas modalidades coletivas (24 a 29), a Bahia irá disputar medalhas nas modalidades de futsal, vôlei, handebol e basquete, este último representado apenas por equipe masculina. 

A etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude é organizada e realizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com o Ministério do Esporte e Rede Globo. Na Bahia, tem toda a sua organização sob responsabilidade da Sudesb. Além de promover a integração por meio do esporte, o objetivo principal dos Jogos Escolares é contribuir para a inclusão social dos jovens, além de servir de plataforma para a identificação de atletas para o alto rendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário