sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Reunião preparatória define detalhes para etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Falta menos de uma semana para o início dos Jogos Escolares da Juventude – etapa de 15 a 17 anos –, que será realizada de 12 a 21 de novembro, em Londrina, Paraná. Um misto de expectativa e ansiedade, dos pais e alunos, tomou conta do auditório do Colégio Salesiano, em Nazaré, na noite de quinta-feira, 06. 

Nesta etapa, a delegação da Bahia contará com 167 pessoas, sendo 141 estudantes da capital e do interior, 19 técnicos e 7 dirigentes da Sudesb, que se revezam durante a realização da competição. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), responsável pela delegação baiana, promoveu reunião com os pais dos alunos para apresentar a equipe técnica que responderá pela delegação baiana, entregar o uniforme padrão e esclarecer detalhes da viagem, com informações sobre voo, hospedagem e regras estabelecidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), organizador das etapas nacionais da competição.

Estudante do Colégio Lince, em Salvador, Samuel Huhtala, de 16 anos, não esconde a ansiedade de cair na piscina e participar de uma prova de natação. “Soube por meio de amigos que participaram no ano passado dessa etapa nacional escolar. Trenei e conquistei minha vaga este ano. Estou muito confiante na conquista de medalhas”, disse o aluno que estará pela primeira vez nesta competição. 

Para a contadora Misanete Silva, mãe do Samuel, os Jogos Escolares é uma importante ferramenta para a formação do atleta. “Acho importante a participação dos jovens numa competição nacional. O incentivo do governo no esporte é importante para a formação de um atleta, para a disciplina, saúde, comportamento e, principalmente, rendimento escolar”, falou.

Ex-atleta de judô, Brenda Souza, 16 anos, do Colégio Estadual Abílio Cesar Borges, em Salvador, recentemente descobriu uma nova paixão por outra modalidade esportiva: luta olímpica. Há pouco mais de seis meses, Brenda vem treinando firme para superar o medo, o nervosismo e a ansiedade de participar, pela primeira vez, da etapa nacional dos Jogos Escolares. “Já superei todos os obstáculos e agora estou tranquila para conquistar meu objetivo que é, pelo menos, figurar entre os três primeiros”, promete. 

Brenda Souza das Neves é aluna do projeto social promovido pela Associação de Judô Yamashita, com o apoio financeiro da Sudesb, que atende estudantes de escolas públicas da região nas modalidades de judô, futsal, basquete, handebol e luta olímpica. Para adultos e idosos, as aulas são de ginástica e dança de salão. O projeto tem suas atividades realizadas de segunda a quinta-feira, na própria associação, no Uruguai. 

Modalidades esportivas – Em Londrina, os alunos atletas da Bahia irão participar de provas na modalidade individual – atletismo, judô, tênis de mesa, natação, xadrez, ciclismo, ginástica rítmica, luta olímpica – e coletiva – basquete (masculino e feminino), handebol (masculino e feminino), voleibol (masculino), futsal (masculino e feminino). 

Os judocas Lucas Fiscina, 15 anos, aluno do colégio Arte, e Daniel Fraga, 16 anos, aluno do Colégio Ômega, ambos de Salvador, são estreantes na etapa nacional da competição. Ciente que o judô, junto com a natação, são as modalidades que mais trouxeram medalhas para o estado, eles prometem manter equilíbrio baiano. “A expectativa é sempre a mesma: trazer medalhas. Acho que temos grandes chances disso acontecer”, observou Fraga. 

Apoio 
- Para a etapa nacional a Sudesb garante o uniforme e passagem aérea de ida e volta dos estudantes, técnicos e dirigentes, enquanto outros parceiros se responsabilizam pela hospedagem, traslado dos estudantes para os jogos, água e premiação em medalhas. A Sudesb também realizou a Seletiva Escolar – torneio classificatório para etapa nacional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário