terça-feira, 29 de setembro de 2015

Seletiva estadual definiu representantes baianos para Jogos Escolares da Juventude, em Londrina (PR)

No último final de semana, foram definidas as equipes e atletas que representarão a Bahia durante os Jogos Escolares da Juventude, para estudantes de 15 a 17 anos, que serão realizados na cidade de Londrina (PR), de 12 a 21 de novembro. A Seletiva Estadual reuniu na capital mais de 400 atletas de vôlei, futsal, basquete e handebol – masculino e feminino –, de sexta (25) a domingo (27), no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras, Colégio Salesiano (Nazaré) e no Colégio São José. 

Contando com atletas da rede pública estadual, municipal e privada de ensino de nove municípios baianos – Salvador, Camaçari, Barreiras, Feira de Santana, Irecê, Lauro de Freitas, Simões Filho, Juazeiro e Lapão –, a competição foi bastante acirrada, mas prevaleceu a força das escolas da capital. Pelo futsal masculino, a equipe do Colégio Salesiano levou a melhor, enquanto que o Integral ficou com a vaga feminina. Pelo handebol, as equipes masculinas e femininas do São José ficaram com as vagas. O Colégio Integral também ficou com a vaga do basquete feminino, enquanto que o Salesiano levou o masculino. O Colégio Módulo garantiu a vaga do vôlei feminino – a definição da vaga para o vôlei masculino acontecerá nesta quarta e quinta (30/09 e 01/10), com disputa entre as equipes do Módulo x Sartre COC (unidade Monet/Lauro de Freitas). Local e horário dos jogos ainda não estão definidos.

Participação
 - Mesmo sem a vaga na competição nacional, a atleta de futsal, Wellen Glenia, 16 anos, do Colégio Modelo, na cidade de Juazeiro, comemorou a participação na etapa estadual da competição. “O deslocamento é um pouco cansativo, mas compensa quando entramos em quadra. Esta é a segunda vez que a nossa equipe ficou em segundo lugar. Vamos treinar mais e no ano que vem conseguiremos a vaga”, disse.

Pelo futsal masculino, a equipe do Salesiano fez uma campanha impecável. Venceu todos os jogos da etapa municipal e estadual. Destaque da equipe, o capitão Janderson Sampaio, de 17 anos, avalia a participação. “Fizemos uma seletiva muito boa, desbancado alguns favoritos. Para a etapa nacional, a expectativa é a melhor possível de representar bem a Bahia”, comemora.

Modalidades individuais
 – Os atletas das modalidades individuais e em dupla da faixa etária 15 a 17 anos - atletismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, vôlei de praia, ciclismo e xadrez - foram conhecidos na etapa única, disputada em julho, no SESI, em Simões Filho, e no Salesiano Dom Bosco, na Paralela.

Os Jogos Escolares têm o objetivo não só de descobrir novos atletas, mas também desenvolver o lado social, a capacidade de interação com outros atletas, novas experiências, além de um futuro melhor.

Maior competição estudantil, os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil, correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo. A participação baiana no evento nacional tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Equipes classificadas


Futsal
Mas: Salesiano
Fem: Integral
Basquete
Mas: Salesiano
Fem: Integral
Handebol:
Mas: São José
Fem: São José
Vôlei: 
Fem: Módulo

Acompanhe fotos dos Jogos Escolares no Flickr da Sudesb:
www.flickr.com/photos/sudesb/albums

28/09/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário