Na primeira fase, das modalidades individuais, seguiram para o Paraná 88 pessoas entre alunos-atletas, técnicos e dirigentes. Os demais viajam no próximo dia 16 para as disputas de modalidades coletivas. As competições têm início nesta quinta-feira, dia 12, no Ginásio de Esportes Moringão, onde acontece a cerimônia de abertura.
Messias Marques tem 16 anos e vai participar pela primeira vez dos jogos. Estudante do Colégio Estadual Dona Jenny Gomes, em Salvador, o atleta de luta olímpica espera ter um bom desempenho em Londrina. “A expectativa não poderia ser diferente: representar bem meu estado e trazer medalha”, disse.
Outro atleta baiano de luta olímpica é o jovem Bruno Santos, de 15 anos. Representando o Instituto Municipal Professor José Arapiraca, na capital, diz está preparado. “Trabalhei muito o condicionamento físico e treinei bastante as posições de lutas”, garante Bruno.
A competição terá a disputa de medalhas em 13 modalidades, entre individuais e coletivas, e contará com a participação de estudantes de 25 estados e do Distrito Federal, além de uma delegação da cidade anfitriã dos Jogos, Londrina. Este é o segundo ano consecutivo que a cidade paranaense recebe a maior competição estudantil do país.
Antes do embarque o clima era de contagem regressiva e de muita expectativa. O judoca Felipe dos Santos, de 16 anos, acredita na força da superação para trazer medalhas. “O nível da competição é muito alto, mas eu espero superar as dificuldades e conseguir os objetivos”, disse o judoca.
Competição - Após o torneio classificatório realizado na Bahia, quando participaram alunos de escolas públicas e particulares, o estado leva para os jogos individuais e em dupla, os vencedores das seletivas de natação, atletismo (revezamento, salto em altura, lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e arremesso de peso), vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô, ciclismo e xadrez. Para os coletivos irão as equipes – masculinas e femininas –, de basquete, handebol e futsal, além do time masculino de vôlei.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo. Esta edição dos Jogos contará com mais de 3,7 mil estudantes, além de treinadores, oficiais, médicos, árbitros, voluntários, organizadores, entre outros, chegando a quase seis mil participantes.
O Governo da Bahia, por meio da Sudesb, além de ter realizado as seletivas, disponibilizou as passagens aéreas para todos os integrantes da delegação baiana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário