Com a participação de 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, foram oficialmente abertos, na noite desta quinta-feira, 3, na capital do Ceará, Fortaleza, os Jogos Escolares da Juventude 2015 edição para a faixa etária de 12 a 14 anos. A cerimônia de abertura aconteceu no Ginásio de Esportes Paulo Sarasate, com a presença de delegações de todas as unidades da Federação, e também de uma equipe de atletas estudantis da Argentina, convidada pela organização do evento, além de observadores internacionais, como uma delegação do Japão.
Durante nove dias, estarão na capital cearense mais de 3.850 estudantes-atletas brasileiros reunidos na disputa em 13 modalidades esportivas. A programação dos Jogos também inclui ações socioambientais, como plantação de árvores, e culturais.
Conduzindo a bandeira da Bahia, Tamires dos Santos, do município de Juazeiro e participando da competição na modalidade de atletismo, liderou a comitiva de 11 estudantes baianos que desfilaram na cerimônia junto com jovens dos demais estados brasileiros. Nas arquibancadas do ginásio, os demais atletas da Bahia assistiam à solenidade, que também foi acompanhada pelo chefe de gabinete da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Gustavo Miranda, e pelo chefe da delegação baiana, Paulo César Vieira Lima.
A delegação da Bahia soma 123 estudantes, sendo 59 o número de atletas que disputam os jogos individuais e 64 jovens que participam das modalidades coletivas.
Atletas-embaixadores – Tendo como mestre de cerimônia o campeão olímpico de judô, Flávio Canto, o evento de abertura contou com a presença de atletas embaixadores dos Jogos Escolares 2015: o ex-maratonista e medalhista Vanderlei Cordeiro de Lima; Luiz Henrique Dias dos Santos Junior (badminton); Josuel Santos (basquete); Franklin Roosevelt Bueres Junior (futsal); Ana Paula Casetta (ciclismo); Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica); Deborah Hannah (handebol); Luciano Correa (judô); Antoine Jaoude (lutas); Joanna Maranhão (natação); Ligia Silva (tênis de mesa) e Hélia Rogerio de Souza Pinto – Fofão (vôlei). A tocha olímpica foi conduzida por cada um deles até o ponto onde foi acesa a chama olímpica dos jogos.
Em seu pronunciamento, o diretor geral dos Jogos Escolares, Edgar Hubner, disse ser este “um momento muito importante para o Comitê Olímpico do Brasil (COB) por dar início às atividades dos Jogos Escolares da Juventude. A gente entende os desafios quando se realiza um evento desta magnitude e acreditamos que os Jogos serão um sucesso", afirmou Hubner.
Competições – A partir das 9h desta sexta-feira, 4, iniciam-se as competições das 13 modalidades. Os atletas baianos vão competir na natação, judô, atletismo, luta olímpica, tênis de mesa, ginástica rítmica e xadrez. Os ganhadores de medalhas serão conhecidos no domingo, dia 6 de setembro.
Na terça, 7, tem início os jogos das modalidades coletivas. Os atletas baianos irão representar o estado nas competições de basquetebol, handebol, futsal e voleibol. As finais acontecem no dia 12.
A delegação baiana viaja a Fortaleza com apoio da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que cedeu passagens áreas e uniforme.
Além de Salvador, capital do estado, há atletas procedentes dos municípios de Jaguarari, Juazeiro, Valença, Canavieiras, Vitória da Conquista, Jequié, Xique-Xique, Ribeira do Pombal, além dos metropolitanos Pojuca, Lauro de Freitas, Madre de Deus e Camaçari.
Acompanhe fotos dos Jogos Escolares no Flickr da Sudesb:
www.flickr.com/photos/sudesb/albums
Acompanhe notícias dos Jogos Escolares no Blog:
http://jogosescolaresdajuventude.blogspot.com.br/
Fortaleza, 03/09/2015
Ascom Sudesb
Nenhum comentário:
Postar um comentário