Com as medalhas de prata e de bronze conquistadas na natação neste domingo (7), último dia de competição das modalidades individuais dos Jogos Escolares da Juventude, para alunos-atletas de 12 a 14 anos realizadas em Londrina, Paraná, a Bahia acumulou oito medalhas - quatro no judô e quatro na natação.
Bruno Rabelo, do colégio Salesiano, ficou com o segundo melhor tempo na prova dos 50 metros costa e levou medalha de prata. Já Gulherme Neves, também do colégio Salesiano, que recebe o Bolsa Esporte, programa do governo estadual, ganhou a segunda medalha de bronze nos jogos. A primeira foi conquistada nos 50 metros peito. Desta vez, o bronze veio nos 100 metros peito. Um dia antes, Izaac Júnior (FAz Atleta) do colégio Integral, conseguiu a única medalha de ouro baiana, nos 400 metros medley.
A equipe baiana participou da etapa individual dos Jogos Escolares da Foto_Marcus CarneiroJuventude nas modalidades de natação, judô, atletismo, ginastica rítmica, tênis de mesa e xadrez. Mais uma vez o judô e a natação foram destaques nos jogos. Assim como neste ano, em 2013 a natação somou quatro medalhas - uma de ouro, uma prata e duas de bronze -, a Bahia participou de 13 finais na piscina.
Judô
Assim como na natação, os judocas Gabriel Alves, categoria meio-pesado, da escola Euricles de Matos, Salvador; Lucas Turqueti, categoria pesado, do colégio Sartre COC, Lauro de Freitas; Arnou Netto, categoria meio-médio, da escola João Calvino, de Canavieiras e Gabrielle Santos, categoria meio-leve, (Faz Atleta) da escola Regis Pacheco de Jequié, conquistaram quatro medalhas, todas de bronze.
"É a primeira vez que a Bahia conquista quatro medalhas no judô nos Jogos Escolares da Juventude. Os resultados mostraram o crescimento do judô de base no Estado. Agora, com o Centro Pan-Americano de Judô, também seremos referência na América Latina. Estamos confiantes que mais investimentos serão implantados para a formação de novos atletas", disse Thiago Fraga, técnico da equipe baiana de judô.
Outras modalidades
No atletismo, destaque para Railane Santos, do município de Jaguarari, da escola Municipal de Produção. A atleta ficou em 5° lugar nos 1000 metros. Na ginastica rítmica, Tiffny Angel, com os aparelhos bola e fita, foi a única baiana que disputou à final. Nas modalidades de tênis de mesa e xadrez os baianos não conseguiram avançar às finais.
A partir desta terça-feira (9) será vez das modalidades coletivas de vôlei, handebol, basquete e futsal (masculina e feminina) nos Jogos Escolares da Juventude. As competições são realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a participação baiana no evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia - Sudesb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário