segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Jogos Escolares - Bahia conquista duas medalhas no último dia das modalidades coletivas


Com a vitória emocionante sobre a equipe do Ceará, por 8 a 7, as meninas do handebol, do Colégio Estadual Democrático Ruy Barbosa, de Teixeira de Freitas, conquistou medalha de bronze, nos Jogos Escolares da Juventude – etapa 15 a 17 anos. A partida, que decidiu o terceiro lugar no pódio, foi realizada no sábado (25), em Brasília, último dia dos jogos. Na outra decisão, as meninas do futsal, do Colégio Integral, de Salvador, ficaram com o segundo luar e a medalha de prata, após perder para o time de Rondônia, por 5 a 2.

A medalha de bronze foi comemorada como se fosse ouro pelas meninas do interior baiano. Capitã e goleadora da equipe, Jhully Franco falou da emoção. “Foi difícil, foi suado. Estávamos perdendo por 6 a 2 e conseguimos empatar e virar. Ficamos em terceiro, mas com gosto de primeiro lugar. Tenho certeza que a cidade de Teixeira de Freitas vai se orgulhar de termos representado bem a Bahia”, disse. 

A medalha de prata do futsal teve um sabor amargo. As baianas, que vinham goleando suas adversárias, não conseguiram passar pela batalha final e foram derrotadas pela forte equipe de Rondônia, pelo placar de 5 a 2. 

“A gente sabia das dificuldades de enfrentar a equipe de Rondônia, que tem a artilheira de toda competição (Geisiane Fiorotti marcou 17 gols). Lutamos pelo ouro, mas não aconteceu. Estamos felizes de levar para a Bahia mais uma medalha. Isso mostra que o trabalho tem crescido e dado certo”, disse o treinador da equipe, Marcones Ribeiro. 

Com o fim das duas etapas – modalidades individuais e coletivas –, os estudantes baianos asseguraram 12 medalhas na etapa nacional dos Jogos: dois de ouro (judô), duas pratas (judô e vôlei de praia) e seis de bronze (judô, atletismo e luta olímpica). Pelas modalidades coletivas, prata no futsal e bronze no handebol. Somados os resultados a Bahia foi superior aos anos de 2015 e 2016, quando conquistou 11 medalhas no total. 

Organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), a etapa de 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude, que aconteceu em Brasília, reuniu quase 4000 atletas de todos os 27 estados do país. Foram 10 dias de muito esporte, cidadania e educação, onde estudantes de 1360 colégios públicos e privados de todas as regiões do Brasil participaram da competição em 14 modalidades (atletismo, badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). 
...

Toda a delegação da Bahia, tanto dos jogos individuais quanto coletivos, viajaram com apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho e Esporte (Setre), que realizou a seletiva baiana e fretou avião para garantir mais conforto e agilidade no traslado das duas delegações, entre atletas, oficiais, fisioterapeuta, jornalistas, técnicos e professores. 

Para 2018, os Jogos Escolares passarão por uma readequação. A etapa nacional da competição acontecerá em apenas uma cidade e reunirá as duas faixas etárias (12 a 14 e 15 a 17 anos). 

Ascom Sudesb 
26.11.2017 

Nenhum comentário:

Postar um comentário