terça-feira, 21 de novembro de 2017

Cerimônia abre oficialmente os Jogos Escolares da Juventude, em Brasília

Foto: Reprodução COB

Uma cerimônia realizada no início da noite desta quinta-feira, 16, marcou, oficialmente, a abertura nacional dos Jogos Escolares da Juventude para a faixa etária de 15 a 17 anos, em Brasília. A partir dessa sexta-feira, 17, os 61 atletas que representam a Bahia iniciam provas em busca de medalhas em dez modalidades esportivas individuais. No ato de abertura, 11 meninos e meninas baianos participaram do desfile das delegações, tendo a atleta de atletismo, Ticiane Bonfim, de Jaguarari, como porta bandeira.

A competição nas modalidades de judô, atletismo, natação, luta olímpica, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, xadrez, vôlei de praia e tênis de mesa seguem até domingo, com entrega diária de medalha aos que tiverem melhor desempenho. Na sequência, será realizada a etapa dos jogos coletivos, com participação da Bahia nos jogos de futsal, handebol, basquetebol e voleibol.

Toda a delegação baiana, formada por atletas, técnicos e oficiais, viaja a Brasília em voo charter contratado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Presente à cerimônia, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, disse da sua satisfação em garantir a presença das duas delegações da Bahia (modalidades individuais e coletivas). “Apesar de todas as limitações orçamentárias que o país e o estado da Bahia estão vivendo, a Sudesb tem garantido, ano, após ano, o deslocamento para etapas nacionais de todos os atletas e técnicos, além da organização das seletivas estaduais, em Salvador. Todos os deslocamentos dos atletas baianos para etapas nacionais são feitos por meio de voo charter, dando mais conforto e tornando mais real o significado de uma viagem de delegação, fazendo com que atletas, técnicos e oficiais da Sudesb viajem num mesmo voo”, afirmou o diretor. 
...

Porta-bandeira – Jogos Escolares da Juventude, Ticiane, medalha de bronze nos Jogos Sulamericanos da Juventude/2017 (Chile), não escondeu sua emoção em representar a Bahia também como porta-bandeira. “Sempre tive vontade de carregar a bandeira. Foi um sonho realizado e estou muito feliz por isso”, comemorou a estudante. Ela e o irmão gêmeo Alessandro Bonfim são os vice-campeões brasileiros sub-18 na prova 2 mil metros com obstáculo, também realizado este ano em Bragança Paulista.

Também presente à cerimônia e participando pela primeira vez de uma etapa nacional dos Jogos Escolares, a estudante Natália Barbosa Ferreira, de Juazeiro, disse ter “amado” a cerimônia de abertura, onde não faltaram shows musicais, presença de atletas olímpicos, acendimento da pira olímpica e até um “grito” de carnaval, reunindo, no centro do ginásio, estudantes dos 26 estados do Brasil mais Distrito Federal, além de atletas do Japão, país que participa como convidado dos Jogos Escolares deste ano.

Desde julho, quando garantiu sua vaga para etapa, em Brasília, Natália conta que vem treinando firme todos os dias, para fazer bonito em Brasília. “Vim aqui para ganhar! Por isso, treinei forte e melhorei minhas marcas”, contou Natália, que participa da prova arremeso de peso.

Também estreante numa etapa nacional dos Jogos Escolares, a estudante Loise Francielly, de Juazeiro e da equipe feminina de vôlei de praia, disse ter “amado” a festa de abertura, “principalmente do momento em que todos os estudantes dançaram no meio do ginásio. Pareceu um grito de carnaval”, comparou a jovem.
Além de Salvador, Juazeiro e Jaguaraari, a delegação das modalidades individuais é composta por estudantes de Paulo Afonso, Itacaré (Taboquinhas), Vitória da Conquista, Canavieiras, Camaçari e Lauro de Freitas.



Confira fotos da Cerimônia.

17/11/2017
Ascom Sudesb
Hilda Fausto – DRT 1748

Nenhum comentário:

Postar um comentário