quarta-feira, 26 de julho de 2017

Jogos Escolares da Juventude Atletas baianos disputam vagas para etapas nacionais



Representar a Bahia nas etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude, que neste ano de 2017 acontecem em setembro, em Curitiba/PR, para faixa etária de 12 a 14 anos, e em novembro, em Brasília, para atletas com idade entre 15 e 17 anos.

Este foi o desafio enfrentado na tarde de sábado, 22, por mais de 500 atletas com idade entre 12 e 17 anos, que disputaram a seletiva estadual de modalidades esportivas individuais em provas realizadas em Salvador – natação na piscina olímpica e ginástica rítmica no Salesiano Dom Bosco; e em Simões Filho, que concentrou as provas de judô, luta olímpica, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e atletismo.

Tendo como amuleto uma pulseira com a inscrição “não termino este ano sem minha vitória”, Natália Barbosa Ferreira, 16 anos, garantiu sua vaga para a etapa nacional na prova arremesso do peso. Aluna da Escola Estadual Rui Barbosa, de Juazeiro, esta é a primeira vez que Natália irá representar a Bahia numa etapa nacional. Feliz e emocionada, a jovem estudante afirmou que treinou com muita determinação para obter este resultado, sentindo-se recompensada pela conquista da vaga.

"Agora, quero treinar com mais força ainda para trazer medalha de ouro para a Bahia”, prometeu a estudante, que descobriu o atletismo há menos de um ano. “Treinava futebol, mas ano passado, por minha escola não ter equipe de futebol feminina, comecei a fazer atletismo”, contou Natália, sem esconder a paixão pelo futebol.

Presente à abertura oficial dos Jogos – as provas das modalidades individuais acontecem num mesmo dia para as duas faixas etárias –, a secretária do Trabalho e Esporte da Bahia, Olívia Santana, destacou a importância do esporte na vida dos jovens, chamando atenção para valores fortalecidos pela prática esportiva como amizade, respeito, disciplina e solidariedade.

Investimento
 – Também destacou que o Governo do Estado “tem investido bastante no sentido de não deixar cair a nossa agenda no esporte na Bahia, apesar de toda a crise econômica. Nós fizemos um investimento na edição deste ano de R$ 1,2 milhão, para as seletivas estaduais e deslocamento das delegações para etapas nacionais. Isso é muito importante. Estamos investindo na juventude", afirmou a secretária.

Representando a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), órgão do estado responsável pela realização das seletivas estaduais - modalidades individuais e coletivas –, o chefe de Gabinete, Everaldo Augusto, disse que a Sudesb tem “desenvolvido uma série de ações desde o início da preparação desses jogos e agora estamos começando a colher os resultados. Essa expressiva participação de mais de 500 atletas jovens, meninos e meninas já demonstra o sucesso de um trabalho desempenhado e de um esforço do Governo do Estado em garantir as condições e o financiamento deste tipo de atividade", afirmou.

Nesta edição, disputam vagas para as duas etapas nacionais (12 a 14 anos e 15 a 17 anos) estudantes de 156 instituições de ensino, sendo 112 da rede estadual e 144 da rede privada. São atletas da capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS), e também de municípios baianos como Juazeiro, Canavieiras, Paulo Afonso, Eunápolis, Porto Seguro, Feira de Santana, Jequié, Vitória da Conquista, Itacaré, Mutuípe, Canavieiras, Jaguarari, dentre muitos outros. Salvador e Juazeiro enviaram as maiores delegações, com 237 e 153 atletas cada uma, respectivamente.

Durante esta semana, a Sudesb publica a lista com nome de todos os atletas selecionados para etapa nacional.



Ascom Sudesb
22.07.2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário