sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Jogos Escolares da Juventude de 15 a 17 anos começam no Paraná

A abertura oficial dos Jogos Escolares da Juventude Londrina e Maringá (PR) 2015 – etapa de 15 a 17 anos – aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 12, com a realização de uma animada cerimônia no Ginásio de Esportes Moringão, em Londrina. O desfile das delegações de todos os estados presentes – Roraima é a única exceção – e o acendimento da pira olímpica foram momentos de maior vibração do público presente. 

A festa de abertura teve como mestre de cerimônia o judoca medalhista olímpico Flávio Canto, contando ainda com a participação de atletas olímpicos no revezamento da tocha Aline Silva Ferreira (luta olímpica), Luciano Pagliarini (ciclismo) Angélica Kvieczynski (ginasta), Charles Chibana (judô), Fabiana Molina (natação) e Shelda Bede (vôlei de praia), embaixadora dos jogos e responsável por acender a pira dos Jogos Escolares.

Nesta quinta (13), os 3.723 atletas presentes em Londrina e Maringá começam competição em nove modalidades individuais – ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez e atletismo, este último terá provas disputadas em Maringá, a 100 km da cidade sede dos jogos. 

Delegação baiana
 - Com 65 atletas presentes em Londrina e Maringá, a Bahia estará representada nas nove modalidades esportivas disputadas na etapa nacional dos jogos individuais. Além de Salvador, a delegação tem estudantes de escolas públicas e privadas dos municípios de Jaguarari, Juazeiro, Jequié, Paulo Afonso, Mutuípe, Conceição do Coité, Porto seguro, Feira de Santana e dos metropolitanos Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari. 

Por modalidade, o maior número de participantes está no grupo de atletismo, que trouxe a Maringá 22 atletas, sendo 12 masculinos e 10 femininos. A natação ocupa a segunda posição, com 14 atletas (sete homens e sete mulheres), seguido do judô, que trouxe à etapa nacional 12 baianos (sete do sexo masculino e cinco do sexo feminino). Pela primeira vez, a Bahia marca presença em jogos escolares com atletas de luta olímpica na faixa de 15 a 17 anos; são cinco atletas desta modalidade, sendo três homens e duas mulheres. Nas 
outras modalidades esportivas – ginástica rítmica, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia e ciclismo o número de atletas baianos variam de 4 a um. 

Presente à cerimônia de abertura, o diretor geral da Sudesb, Elias Dourado, destacou a importância dessa competição para os jovens estudantes. “Muitos dos atletas olímpicos que hoje orgulham o Brasil foram revelados em competições dos jogos escolares da juventude. Mas independente do resultado de medalha e de futuro profissional que essa competição pode oferecer, participar de um evento esportivo com a grandeza que tem os Jogos Escolares possibilita aos atletas vivenciar uma experiência de grande valor, pois aqui são vivenciados momentos que envolvem disputa, disciplina, aprendizado, mas também de emoção e de grande de amadurecimento esportivo e troca de conhecimento e de amizade”, observou o diretor. 

O Governo da Bahia, por meio da Sudesb, além de ter realizado as etapas seletivas, disponibilizou as passagens aéreas e uniformes para todos os integrantes da delegação baiana, composta por atletas, técnicos e dirigentes. O professor Álvaro Gonçalves de Oliveira (assessor técnico da Sudesb) é o chefe da delegação nesta etapa dos jogos individuais, que acontecem até domingo, 15 de novembro. A partir do dia 17, iniciam-se os torneios dos esportes coletivos – basquete, futsal, handebol e voleibol. 

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário