quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Em busca de medalhas nos Jogos Escolares da Juventude, delegação baiana embarcou nesta quarta-feira para Fortaleza (CE)


Com 155 participantes, a delegação baiana começou a embarcar nesta quarta-feira (02) para Fortaleza (CE) para disputar os Jogos Escolares da Juventude – faixa-etária de 12 a 14 anos. A maior competição estudantil brasileira terá início na quinta-feira (3) e terminará no dia 12. Na primeira fase, das modalidades individuais, seguiram para a capital cearense 62 alunos-atletas, além dos técnicos e dos dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Os demais viajam no próximo dia 07 para as disputas de modalidades coletivas.

O estado levará para os jogos individuais e em dupla, os alunos-atletas classificados na Seletiva estadual, das escolas públicas e privadas, de natação, atletismo (revezamento, salto em altura, lançamento de disco, salto em distância, lançamento de dardo e arremesso de peso), vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô, xadrez e luta olímpica. Para os coletivos irão as equipes – masculinas e femininas – de vôlei, basquete, handebol e futsal. A delegação baiana viaja com passagens e uniformes cedidos pelo Governo da Bahia, por meio da Sudesb.

Além da expectativa de disputar uma competição nacional, os atletas podem garantir, ainda, vaga no Sul-Americano da categoria. Em 2014, na etapa 12 a 14 anos, realizada em Londrina (PR), a Bahia trouxe 11 medalhas: quatro na natação (uma de ouro, uma prata e duas de bronze), quatro no judô (todas de bronze), além dos bronzes no basquete (masculino), voleibol (masculino) e futsal (feminino). Com os bons resultados da natação, dois atletas foram convocados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que fizeram parte da delegação brasileira que disputou os Jogos Escolares Sul-Americanos em Aracaju (SE), em 2014.

Medalhas – Promessa de medalha na natação, Barbara Gonzaga, do Salesiano Dom Bosco, de Salvador, não esconde a ansiedade de cair na água e nadar em busca dos resultados. “Ano passo fui bem nos Jogos Escolares, mas não consegui pegar medalha. Este ano, estou mais preparada e confiante de subir no pódio, o que já garante uma vaga no Sul-Americano”, disse. 

Além de prover a integração entre os atletas de todo o país, os Jogos Escolares permite que muitos garotos tenham experiências jamais vividas. João Ataíde, 14 anos, atleta de luta olímpica, é um exemplo. Ainda no aeroporto, ele não escondia a expectativa de viajar pela primeira vez de avião. “Confesso que estou ansioso para decolar e voar entre as nuvens, mas não sei vou sentir medo. Deve ser que nem na luta: a gente vai lá e faz”, disse. 

Competição – Entre os dias 3 e 12 de setembro, mais de 3.800 jovens atletas entre 12 a 14 anos se reunirão na capital cearense para a disputa de 13 modalidades. Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa socioeducativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio do Governo do Ceará e da Prefeitura Municipal de Fortaleza.


Ascom Sudesb
02.09.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário