sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Dada a largada para os Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos

O acendimento da pira olímpica por Sarah Menezes (ouro nas Olimpíadas de Londres 2012, no judô) deu início aos Jogos Escolares da Juventude, etapa 15 a 17 anos, na noite desta quinta-feira (6). A maior competição estudantil do Brasil começará pra valer nesta sexta-feira (7), quando os mais de quatro mil alunos atletas de todo o país começarem a disputar medalhas. Até domingo (9) serão realizadas as competições individuais e em dupla. As coletivas serão iniciadas na próxima terça-feira (11) e terminam no dia 15.

Das 13 modalidades que serão disputadas, a Bahia terá competidores em 12 delas: natação, atletismo, vôlei de praia, tênis de mesa, ginástica rítmica, judô, xadrez, vôlei, basquete, handebol e futsal. Na fase individual e em dupla, o estado conta com 59 alunos-atletas. Para as coletivas, mais de 70 estarão na Paraíba. Ao todo, a delegação conta com 165 pessoas, entre alunos-atletas, técnicos e dirigentes da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Cerimônia

O ginásio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) ficou repleto de alunos, técnicos, dirigentes e colaboradores para assistir à abertura. Um pouco da cultura da terra que é conhecida por ser onde o sol nasce primeiro no país foi apresentada aos presentes, que ficaram encantados com a música e com as danças.

Em compromisso em Bangcok (Tailândia), o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, mandou seu recado gravado em vídeo para os meninos. Desejando boa sorte nos próximos dias, Nuzman destacou a importância da competição. "Vocês fazem com que os jogos ganhem uma importância maior. Espero que se superem e atinjam seus melhores resultados", disse.

O momento mais esperado por todos foi iniciado pelos embaixadores, sob flashes e olhares dos meninos e meninas que veem neles exemplos de vida e de sucesso na carreira esportiva. De mão em mão, a tocha passou por Murilo Fischer (ciclismo), Angélica Kvieczynski (ginástica rítmica), Antoine Jaoude (lutas) e Lígia Silva (tênis de mesa), Vanderlei Cordeiro (bronze em Atenas 2004, na maratona) e Sarah Menezes (ouro em Londres 2012, no judô), para que essa última acendesse a pira e abrisse oficialmente o evento.
Nessa sexta, durante todo o dia serão realizadas competições, em 17 locais da cidade.  Confira aqui: http://jogosescolares.cob.org.br/uploads/midias/optimized/2014/11/05/2bxHtJB9CfmGFWXKjRdd7ec0c9.pdf

Promessas baianas

A Bahia será representada nas modalidades individuais e em dupla por 59 alunos-atletas. Alguns estão competindo nos Jogos Escolares pela primeira vez, outros, não só participaram, como ganharam medalhas. Entre os que têm fortes chances de chegar ao pódio estão os meninos da natação. Os oito vão competir, a partir desta sexta (7), em todas as categorias da modalidade, brigando com os outros estados pelo primeiro lugar.

Com 14 anos e a menos de uma semana para completar 15, Windson Filho é um dos que vai dar trabalho para os adversários. Bicampeão Norte-Nordeste nos 200 e nos 400 metros livres e atual campeão baiano nos 200, 400 e 1.500 metros livres e nos 100m borboleta, ele vem quebrando recordes. Da Copa Pacífico de Natação disputada mês passado no Equador, onde estava com a seleção brasileira, na categoria Juvenil A, o nadador foi ouro nos 200m, nos 400 metros livres e no revezamento 4x100m. Nos 400 livres, na categoria absoluto, ele ficou com a prata.

"Comecei aos seis anos, mas para aprender a nadar. Quando mudei de escola, escolhi fazer futsal e, a pedido dos meus pais, entrei também na natação, mesmo sem vontade. Aos poucos, motivado pelo técnico Sergio Cabral do Colégio Salesiano Dom Bosco, comecei a competir. No início meus tempos eram ruins e eu ficava em oitavo, décimo, décimo segundo lugar..., com o tempo fui melhorando", conta o garoto que, para estar entre os primeiros, treina pelo menos 14h por semana.

O amigo do Colégio Integral, Cauã Vinicius, vai estar com ele no revezamento 4x50m livres e também representará a Bahia nos 50 metros livres. Com 16 anos, o jovem atleta deu suas primeiras braçadas aos quatro anos. Das disputas mais recentes, ele traz os ouros nos 100 e nos 200m livres e no revezamento 4x50m livres do Troféu Walter Figueiredo de Natação e o terceiro lugar nos 50m livres do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação de Inverno. "Espero garantir meu favoritismo e fazer o meu melhor", fala Cauã sobre suas expectativas para os próximos dias.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte, com apoio do Governo do Estado da Paraíba e da Prefeitura de João Pessoa.  O Governo do Estado, por meio da Sudesb, além de ter realizado as seletivas, disponibilizou as passagens aéreas para todos os integrantes da delegação baiana.

Marcela Assis - João Pessoa
Ascom/Sudesb

Nenhum comentário:

Postar um comentário