sábado, 23 de março de 2019

Ações são discutidas para potencializar a prática esportiva nas escolas estaduais




A Secretaria da Educação do Estado está implantando ações voltadas ao fortalecimento das práticas esportivas no ambiente escolar como parte do processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. Entre as estratégias para isto, está a formação de parceria e o assunto foi discutido, na terça-feira (19), entre o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado (Setre), Davidson de Magalhães, e o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Vicente Neto.

Ao destacar a importância do esporte para a aprendizagem dos estudantes, o secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre agendas em comum que estão sendo planejadas com a Setre e a Sudesb. “Dialogamos como inserir o esporte no processo da aprendizagem e, nesta direção, nós estaremos nos preparando para dois jogos: os Jogos Universitários Brasileiros, que possuem uma coordenação nacional e acontecerão em todo o Brasil, incluindo a Bahia, e nós participaremos por conta das universidades e parcerias. Além disso, já demos início à nossa agenda dos Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), que também tem uma forte parceria com a Sudesb”, destacou.

Jerônimo também acrescentou que “a Sudesb e a Setre nos apresentaram um calendário e uma estratégia de como construirmos de forma conjunta, pois em um dado momento a realização dos jogos estudantis tem uma forte participação e envolvimento da Sudesb e que possui uma qualificação com relação à infraestrutura da prática de esporte como quadras, campos, ginásios de esporte, piscinas e outros jogos que eles têm uma experiência e nós queremos dialogar para compartilhar isso”.

Para o titular da Setre, Davidson Magalhães, a parceria é fundamental. “Queremos dar uma nova roupagem para os jogos estudantis, com novas estratégias de divulgação, atrativos para os estudantes e uma participação mais ativa dos municípios”. Já Vicente Neto salientou que “a participação da Bahia nos Jogos Universitários Brasileiros será muito importante para o nosso Estado, pois é um evento de destaque nacional”, comentou.

Jogos Estudantis - No âmbito da rede estadual de ensino, a Secretaria também está instrumentalizando a rede para potencializar os Jogos Estudantis da Rede Pública, por meio, por exemplo, da construção de quadras cobertas. Além disso, estão sendo planejados a formação de professores de Educação Física e o reforço na interdisciplinaridade. Neste sentido, a Secretaria da Educação também está ampliando o diálogo com os municípios e as unidades escolares.


Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado

quinta-feira, 21 de março de 2019

De olho em vagas no Pan-Americano, baianos disputam prova de atletismo em Pernambuco



A delegação da Escolinha de Atletismo Flamengo, do município baiano de Jaguarari, parte na manhã desta sexta-feira, 22, para Recife, onde disputa o Campeonato Pernambucano Sub 20 entre sábado, 23, e domingo, 24, visando vagas na Seleção Brasileira que disputará o Campeonato Pan-Americano de Atletismo Sub 20.

Dentre os seis atletas que integram a delegação baiana, três já participaram de mais de uma edição dos Jogos Escolares da Juventude, competição nacional organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro - Erivânia da Silva e os irmãos gêmeos Alessandro Bonfim e Ticiane Bonfim. Completam a equipe que viaja a Pernambuco os desportistas Jonatha Natanael, Emilly de Miranda e Núbia de Oliveira. 

Os atletas disputam a competição com o objetivo de conquistar pontos no ranking nacional e se qualificar para a disputa do Campeonato Brasileiro da categoria, que acontecerá no final de maio e servirá de seletiva para a Seleção Brasileira que disputará o Pan-Americano na cidade de San José, na Costa Rica, em julho.

Bolsa Esporte – Os gêmeos Alessandro e Ticiane também são beneficiados pelo programa Bolsa Esporte, oferecido pelo Governo do Estado. O benefício é pago por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e criado para apoiar e incentivar esportistas baianos. 


20.03.2019
Ascom Sudesb
Daniel Moura (estagiário), com supervisão de Hilda Fausto (DRT 1748)