Estudantes atletas do estado já estão definidos para representar a Bahia nos Jogos Escolares da Juventude, na faixa-etária de 12 a 14 anos, que serão realizados de 12 a 21 de setembro, em Curitiba (PR). A Bahia participará com aproximadamente 200 pessoas entre atletas, dirigentes e técnicos de diferentes municípios, nas modalidades individuais e coletivas.
Os últimos atletas foram conhecidos na última sexta e sábado (11 e 12), com a realização da Seletiva Estadual, das modalidades coletivas, no ginásio do colégio São José e Módulo, e na Associação dos servidores do Banco Central (Asbac), todos em Salvador.
As equipes de futsal, vôlei e handebol – masculina e feminina –, de Salvador e dos municípios de Juazeiro e Feira de Santana travaram duelos por vagas no nacional. No entanto, os times da capital levaram a melhor na maioria das modalidades. Pelo vôlei masculino, os meninos do Colégio Módulo enfrentaram as equipes do Colégio Santo Antônio (Juazeiro) e Luiz Viana (Feira). A equipe da capital venceu com facilidade as duas partidas por 2 sets a 0. Pelo vôlei feminino, as meninas do Módulo garantiram a vaga ao eliminar o time do colégio Objetivo (Juazeiro) por 2 sets a 0.
O futsal masculino e feminino do colégio Integral de Salvador conquistou o direito de participar da etapa nacional, após vencer a seletiva estadual pela 5ª e 7ª vez seguida, respectivamente. As equipes, que no ano passado subiram para 1ª divisão da competição nacional, graças as inéditas medalhas de ouro (masculino) e prata (feminino), mantém a hegemonia estadual.
Pelo handebol masculino, a equipe de Salvador, do colégio São José, foi surpreendida pelo o time do colégio Geo, de Juazeiro. A classificação só veio a pós a terceira partida – uma vitória para cada time –, decida por um gol de diferença (14 a 13).
Jogos Escolares da Juventude – O objetivo da etapa baiana é selecionar atletas das redes de ensino público e privado, com faixa etária de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, para representar a Bahia na maior competição de esporte estudantil do Brasil, que são as etapas nacionais dos Jogos Escolares da Juventude realizadas em Curitiba (PR), de 12 a 21 setembro (12 a 14 anos) e de 16 a 25 de novembro (15 a 17 anos). A competição nacional é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A seletiva escolar é realizada pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e com apoio da Secretaria de Educação. Os atletas baianos classificados para a etapa nacional viajarão com as passagens aéreas e uniformes cedidos pela Sudesb.
Equipes classificadas para nacional:
Futsal
Masc. Fem.
Integral Integral
Vôlei
Masc. Fem.
Módulo Módulo
Basquete
Masc. Fem.
Salesiano Edson Carneiro
Handebol
Masc. Fem.
GEO São José
Masc. Fem.
Integral Integral
Vôlei
Masc. Fem.
Módulo Módulo
Basquete
Masc. Fem.
Salesiano Edson Carneiro
Handebol
Masc. Fem.
GEO São José
Ascom Sudesb
14.08.2017